"At the end, no winner was declared in the face-off between pens and lenses. And that’s a good thing. Whether with a pen or a camera, the act of recording things visually forces us to pay attention to our surroundings. It helps us see things with new eyes when we take the time to look. And that’s all that matters." Gabriel Campanario, fundador do Movimento Internacional Urban Sketchers

07 janeiro 2016

FS 2´´ em Acção em Jantar de Natal com "Cadáver Esquisito" e os Reis Magos Gaiteiros


Foi um belíssimo Jantar de Natal com comemoração nos Três Reis Magos Gaiteiros que, com muito trabalho e extrema dedicação, mantêm o seu espaço de bar-restaurante aberto há mais de 2 anos, ali mesmo ao lado da Sé de Lisboa, e promovendo esforçadamente as belas artes e a fotografia nas suas paredes e em eventos culturais.

Receberam-nos de braços abertos como sempre e "obrigaram-nos" a empanturrármo-nos de tapas e maravilhas calóricas até já não conseguirmos andar direitos... Também permitiram que alguns dissidentes dos rabiscos e das fotos fossem para a sala com a tv ver o Sporting meter golos à parva em baliza alheia (nem sei qual foi o adversário, mas isso não é relevante...). Não sei se deveriam tê-lo permitido, mas pronto eles produziram algumas obras foto e/ou rabiscadas... portanto estão perdoados.

Eu nem me dei ao trabalho de tirar o caderno de dentro da mala. A única coisa que fiz foi tirar fotos para a posteridade secreta dos presentes e das iguarias calóricas que nos levarão a engordar e/ou a ter que actuar seriamente com caminhadas, corridas por aí ou em passadeiras de ginásio para abater a tal gravidade colestrólica.


A Sara promoveu uma actividade - que era uma cena de que eu nunca tinha ouvido falar - que envolvia um morto (se fosse dia das bruxas eu não me surpreenderia com nada, mas sendo assim...) e que pelos vistos é um conhecido exercício conhecido por "Cadáver Esquisito" ou "Cadáver Requintado" ou "Cadavre exquis gráfico", como lhe chamou um dos Gaiteiros ALI.

Portanto, empanturrámo-nos de comidas deliciosas, de desenhos, de fotografias, de um desenho comum de um suposto cadáver rabiscado (cada bocadinho do morto para cada participante), de risota e muitos sorrisos (em alguns momentos apareceram pessoas um pouco descoloridas tal era o teor de picante nas suas batatas bravas, mas tudo passou com uma boa imperial!).

Cá está o Cadáver - Clicar AQUI para ver maior!

A Sara quis também partilhar connosco este texto - também ele "esquisito"- emprestado de uma pesquisa googóglica e da wikipedia):

"Cadáver esquisito é um jogo colectivo surrealista inventado por volta de 1925 na França.

No início do século XX, o movimento surrealista francês inaugurou o método "cadavre exquis" (cadáver esquisito) que subvertia o discurso literário convencional. O cadáver esquisito tinha como propósito colocar na mesma frase palavras inusitadas e utiliza-se da seguinte estrutura frásica: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. Outra curiosidade a respeito do método é que agrega mais de um autor. Cada um deles intervém da maneira que deseja, porém, dobrando o papel para que os demais colaboradores não tenham conhecimento do que foi escrito.

O título do jogo provém do primeiro dos cadáveres esquisitos conhecidos "O cadáver esquisito beberá / o vinho novo".

Os surrealistas portugueses recuperaram o cadáver esquisito, assim como outros jogos sujeitos às regras do automatismo e da actividade colectiva, directamente do movimento francês, e praticaram-nos activamente, tanto em expressões plásticas como literárias, indo do desenho a quadros de grandes proporções, e da simples frase ao poema extenso. Chegaram a alcançar uma riqueza e variedade maiores do que as que se podem encontrar entre os surrealistas franceses." da Wikipédia

2 comentários:

  1. Muito fixe este encontro! Desde a tosta Ibérica e Estrellas Damm, passando pela boa disposição de todos e pelo cadáver esquisito, acabando nos 6 golinhos do Sporting foi...mesmo fixe!

    ResponderEliminar
  2. Foi mesmo!! Que forma tão boa de terminar um dia dificil de trabalho e tão cizento de chuva! :D

    ResponderEliminar