"At the end, no winner was declared in the face-off between pens and lenses. And that’s a good thing. Whether with a pen or a camera, the act of recording things visually forces us to pay attention to our surroundings. It helps us see things with new eyes when we take the time to look. And that’s all that matters." Gabriel Campanario, fundador do Movimento Internacional Urban Sketchers

10 julho 2017

Exposição Online - Rabiscos com Ciência no ITQB


Desenho de Rita Caré



Exposição Online “Rabiscos no ITQB”


Visitem a exposição online de 36 desenhos produzidos durante actividade “Rabiscos no ITQB”, realizada para celebrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas 2017, e que decorreu no dia Dia Aberto 2017 do ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, em Oeiras.

Cerca de duas dezenas pessoas participaram em visitadas guiadas a laboratórios de investigação em plantas - Laboratório de Biotecnologia de Células Vegetais (LBCV), dirigido por Pedro Fevereiro, e Laboratório de Genética e Genómica das Características Complexas de Plantas (Plant X), dirigido pela Carlota Vaz Patto) com o objectivo de desenhar e escrever em cadernos sobre o que observavam e ouviam. Os participantes desenharam ainda durante outras actividades realizadas ao longo do Dia Aberto do ITQB NOVA.

Desenho de Rita Caré


Durante as visitas realizadas, respectivamente, com José Ricardo Salvado (aluno de doutoramento no LBCV e ilustrador) e Carlota Vaz Patto (directora do laboratório Plant X) abordou-se o melhoramento de plantas com interesse na agricultura e alguma investigação realizada em laboratório. Os participantes foram assim desafiados a celebrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, desenhando e pintando mesmo que não tivessem qualquer experiencia. Rita Caré (comunicadora de ciência, sketcher e coordenadora do Foto&Sketchers 2 Linhas) deu orientações sobre como desenhar e pintar em pequenos cadernos.

Desenho de Cirenia Arias Baldrich



As imagens expostas fazem parte de uma colecção de desenhos concretizados pelos participantes durante cerca de 30 a 45 minutos, alguns dos quais são investigadores do ITQB NOVA. Participaram pessoas adultas e seniors, algumas das quais sem experiência em desenhar e pintar.

Em data a anunciar será inaugurada uma exposição de impressões dos trabalhos junto ao bar do ITQB NOVA, em Oeiras.

A actividade “Rabiscos no ITQB”, organizada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, teve dos Foto&Sketchers 2 Linhas e do CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.

Visitem a Exposição Online “Rabiscos no ITQB e a Reportagem fotográfica

Obrigada a todos os que participaram e partilharam os seus desenhos!

Desenho de Cecília Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário