"At the end, no winner was declared in the face-off between pens and lenses. And that’s a good thing. Whether with a pen or a camera, the act of recording things visually forces us to pay attention to our surroundings. It helps us see things with new eyes when we take the time to look. And that’s all that matters." Gabriel Campanario, fundador do Movimento Internacional Urban Sketchers

01 maio 2018

Desenhar e Fotografar no Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Este mês de Abril tem sido profícuo em águas mil e esta manhã não foi excepção, mas valeu a pena ir ao Encontro de Urban Sketchers e visitar este Núcleo Arqueológico.

O local é bem ilustrativo de várias culturas e épocas sobrepostas na cidade de Lisboa.

As histórias da História bem contadas pela Lurdes, a nossa guia, embora resumidas dado que o objectivo da visita era desenhar, revelam uma riqueza dos passados aqui bem preservados.
Fiquei com vontade de voltar outro dia para as ouvir na integra.

Os desenhos no diário gráfico ficaram uma manta de retalhos e não (ar)risquei nos subterrâneos para não me perder.



A maioria das fotografias ficaram difusas com a falta de luz ou mesmo desfocadas, erro meu.



Selecciono duas fotos dos resquícios de uma habitação romana, talvez do séc.III, com termas e pavimento em ladrilho policromático de figuras geométricas.




Por fim, uma foto de uma Abobadilha vulgarmente utilizada nos tectos dos pisos térreos dos edifícios construidos após o terramoto de 1755, na Lisboa Pombalina.




3 comentários:

  1. Gosto muito da composição dessa dupla página, com esses pormenores, e com essa colagem dos dois papéis!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da composição dessa dupla página, com esses pormenores, e com essa colagem dos dois papéis!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Teresa.
    O papel colado no centro da folha foi para tapar uma borrada de tinta que passou de outra página, é o mal dos cadernos... Mas também gostei da solução ;-)

    ResponderEliminar