"At the end, no winner was declared in the face-off between pens and lenses. And that’s a good thing. Whether with a pen or a camera, the act of recording things visually forces us to pay attention to our surroundings. It helps us see things with new eyes when we take the time to look. And that’s all that matters." Gabriel Campanario, fundador dos Urban Sketchers​

11 julho 2015

A Luz e o Forte

Cheguei tarde ao encontro dos Fotos & Sketchers 2", aliás estive quase para não ir devido a uma neura agravada de inércia.
Mas lá fui e conheci a Marilisa e os seus cadernos.
Estava uma grande ventania e depressa recolhemos a uma esplanada mais abrigada para comer umas tostas, beber umas cervejitas e prolongar a conversa.
Ainda esbocei um desenho mas como tirei várias fotografias, opto uma vez mais por partilhar fotos que revelam o efeito da luz no forte conforme o sol ia descendo no horizonte.
Gosto especialmente da última onde o sol reflectido nos vidros parece um farol aceso.







Quando dei por mim encantada com o mar e o sol e as pessoas reparei que a neura tinha ficado em casa ou talvez se tenha perdido no caminho...

5 comentários:

  1. Pois é Raquel, a inércia tem destas coisas. Mas quando a vencemos acabamos por ficar duplamente satisfeitas: por a termos vencido, e por termos passado um bom bocado. Desta vez, não venci a minha :( e fiquei em casa !

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de falar das fotografias: gostei muito da ideia, desses três momentos do entardecer. Foi só pena a segunda foto não ter ficado tão bem enquadrada como as outras. Gostei muito da última, com a luz especial que o entardecer de Verão nos dá, e com a felicidade daquele reflexo !

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que apareceste! :)
    Acho que a solução que encontraste para escolheres as fotos foi muito boa.
    Sim, o horizonte na 2ª foto está inclinado. Consegue-se perceber melhor se olhares para a linha da água junto ao forte e para a linha do mar do lado direito.
    A luz naquele local é muito especial. O dia nem estava nada de jeito com aquela imensa ventania e o céu com muitas nuvens, mas ao Pôr-do-sol espreite o sol é é sempre lindo!

    ResponderEliminar
  4. Agradeço os comentários e de facto a foto do meio não está ao nível das outras mas coloquei-a para mostrar a evolução das cores que a luz do sol espelhava no Forte e na paisagem.
    Naquele fim de tarde não estava muito concentrada, só depois olhando as fotos, verifiquei como a natureza é generosa e nos dá inspiração assim de mão beijada.
    Da próxima vez Teresa não fiques em casa.
    Obrigada Rita.

    ResponderEliminar
  5. Mas podes sempre usar uma aplicação no smartphone ou no PC para rodar as imagens! :)

    ResponderEliminar