"At the end, no winner was declared in the face-off between pens and lenses. And that’s a good thing. Whether with a pen or a camera, the act of recording things visually forces us to pay attention to our surroundings. It helps us see things with new eyes when we take the time to look. And that’s all that matters." Gabriel Campanario, fundador do Movimento Internacional Urban Sketchers

30 julho 2015

Museu Municipal de Arqueologia da Amadora


Foi uma manhã muito bem passada, no passado e no presente.

Vimos o trabalho, bem duro por sinal, dos arqueólogos em campo e, graças ao Régis e ao João Damásio, ficámos a conhecer os processos e as descobertas na área.

Depois, no Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, pudémos apreciar as peças encontradas nas escavações e as suas histórias. 
Muito interessante!

Aqui apresento as fotos de duas peças expostas que se destacaram pelas suas texturas e riqueza de pormenores.

Lucerna Romana
Vértebras de um esqueleto encontrado na Necrópole Romana

O próprio edifício do Museu é a reconstrução de uma casa antiga que manteve vários particularidades da construção original, nomeadamente paredes, colunas, arcos sobre janelas e portas. 
No lado em que existiria um alpendre e é hoje a entrada e recepção, recuperaram e mantiveram uns orifícios em pedra que se supõe terem sido pombais e uma pequena janela muito fotogénica.


Presumível Pombal na antiga fachada do edifício, agora Museu
Janela enquadrada na parede, antes externa, do edifício Museu

Foi uma experiência muito gratificante este encontro FS 2". 
Gostei muito do acompanhamento profissional e entusiástico do nosso guia arqueólogo e do convívio com o grupo.
Parabéns à organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário